29/07/08

O maratonista queniano Wesley Ngetich morreu na segunda-feira depois de ser atingido no peito por uma flecha envenenada no distrito de Transmara, oeste do Quênia.

O queniano foi o vencedor da maratona de Duluth, nos Estados Unidos, em 2005 e 2007, mas desistiu da competição em 2008 devido à onda de violência que afeta parte do país desde as polêmicas eleições presidenciais de 27 de dezembro.

O Quênia vive uma grave crise política desde a reeleição de Mwai Kibaki, em 27 de dezembro. Mais de 700 pessoas morreram na onda de violência política desde então.

O líder da oposição Raila Odinga --cujos partidários acreditam que foi prejudicado nas eleições-- já convocou vários protestos no país africano, e muitos deles terminaram em violência.

Ao menos 250 mil foram obrigados a abandonar suas casas, incluindo cem mil crianças, segundo o Unicef (agência da ONU para crianças).
Outro atleta queniano, Lucas Sang, membro da equipe do revezamento 4 x 400 m nos Jogos Olímpicos de Seul-1988, foi assassinado no dia 1º de janeiro perto de sua casa na cidade de Eldoret, onde havia se tornado agricultor.